Pages

Tuesday, March 26, 2013

SOL PARA TROLL




Para quem assistiu O Hobbit, já sabe que a melhor maneira de se livrar de um troll é dar a ele um bom banho de sol. Isso é bem válido nos filmes. Mas os Trolls sairam das telinhas e foram para uma sala de aula pertinho de você. Afinal, todo mundo já foi trolado alguma vez na escola, ou ao menos, sofreu uma tentativa de trolagem!

Eu que já estava na faculdade acreditava já ter superado essa fase (tá que tentaram algo pior que trolagem na facul, mas isso não é legal). Mas aí eu fui inventar de fazer vestibular para medicina e me matriculei num assistente. Francamente, eu não estava com saudades da escola e de seus trolls!

Mas depois de tantos anos de experiência, eu aprendi que o sol dos trolls escolares é a risada. O segredo é você rir de você mesmo, se misturando aos que estão rindo de você. Assim a trollada passa de uma humilhação em potencial para uma piada inocente e divertida aos olhos dos outros, enquanto você  tem a chance de sair por cima, sem ter a sua dignidade ferida.

Pois bem! Hoje tivemos o Amigo-Barra da escola. De primeira eu pensei em não participar, mas depois fiquei pensando que quando todos estivessem comendo seus chocolates eu poderia me arrepender de não ter participado. Francamente, no mundo selvagem de hoje, é melhor seguir seus instintos primários. E se você é bruxo como eu, faça melhor, definitivamente siga seus instintos! Arrependimentos a parte, eu já imaginava que quem me tirasse fosse tentar fazer uma descrição "engraçadinha" da minha pessoa. Afinal, pessoas como eu, que tem facilidade de se expressar, possui opinião formada e dura como diamante e, acima de tudo, tem sede por conhecimento, tendem a ser alvo de trolls. O por quê disso? Talvez um estudo psicológico possa responder melhor, mas O Mito da Caverna de Platão tem algo a dizer sobre isso. O homem que saiu da caverna e obteve conhecimento, retornou - autruísticamente - para compartilhar com os outros tal conhecimento...e assim ele foi chamado de louco e foi assassinado. Então eu, que sempre fui, naturalmente, o ser moral de que Sócrates e Platão falavam, estava esperando uma trollada no nível Troll da Montanha...Aquela mais inocente e burrinha. Mas eu não previa que as pessoas levassem ao pé da letra o tal mito da caverna e reagissem no nível CAVE TROLL!!!! O bom nerd sabe muito bem a diferença! Ambos os Trolls são mortais, mas...




Cave Troll é mais feroz e assustador!


O jovem rapaz que me tirou no sorteio subiu ao "palco" da classe e disse ter feito um poema para a pessoa que havia tirado e decidiu declamá-lo para que as pessoas tentassem adivinhar quem seria esta pessoa. Parece que já com o título do poema as gargalhadas se alastraram. Eu, inocentemente, ainda demorei alguns segundos para me dar conta do que estava acontecendo, mas assim que me dei conta, rapidamente me pus a rir também! Não importa o tamanho do Troll se há raio de sol, eu pensei...
Ri e me juntei à comoção geral para me defender do troll! E o poema seguiu-se assim:

Tagarela

Taga taga tagarela
Vocês sabem qual o nome dela?
Taga taga tagarela
Fala feito a miséria
Taga taga tagarela
Amigo do lado, como você suporta ela?
Taga taga tagarela
Para você Raíssa fiz essa homenagem singela


Ao fim da poesia eu tava dando qualquer coisa para ouvir a voz de Gandalf dizendo "The dawn will take you all!"...
SPOILER


Mas tudo que pude fazer foi subir ao palco com um sorriso estampado, agradecer a homenagem e receber a barra de chocolate ao leite mais sem graça de todas, meio amassada (se ia trolar que pelo menos tivesse levado um chocolate decente). É nessas horas que é difícil ser bruxa... Lembrar que o Universo cuida para que cada um receba o que lhe é de direito, portanto devemos praticar o bem para que recebamos o bem de volta...embora tenhamos o potencial de provocar o mal, em escala muito maior de que a de um troll... Mas parando para refletir...

No fundo no fundo, estou feliz que isso tenha acontecido, pois agora me sinto ainda mais empenhada em passar logo nesse vestibular, porque depois dessa eu tenho mais é que provar que alunos, tanto quanto professores, ainda não estão prontos para esse ENEM. E o que quero dizer com isso?

Com todos os defeitos que a prova ainda tem, o ENEM chegou para mudar uma coisa. Antes eram provas que abrangiam um conhecimento conteudista, que pouco contribuia para criar uma relação real entre a sala de aula e o mundo lá fora, gerava uma forma de educar que era igualmente incapaz de criar essa ponte escola-vida. Era a escola da caverna. Agora, a prova parece ser mais fácil por não cobrar tanto decoreba de conteúdo, mas é muito mais próxima da realidade. Assim, obrigando as escolas a ensinarem o que o filósofo trouxe lá de fora da caverna, de preferência, estimulando o aluno a sair da caverna por conta própria! Colocando o aluno como protagonista do seu aprendizado, ao invés de ter apenas o professor vomitando conteúdo lá na frente...ISSO MUDA TUDO!

Nem todo mundo está preparado para lidar com essa nova situação. Achar que o aluno que tem algo diferente para compartilhar é apenas um "tagarela" que atrapalha a aula é uma prova de que ainda tem muita coisa para ser mudada aí! E acredite, não só existem alunos que acham isso como tem professor que não gosta de "disputar a atenção" com o aluno. É uma vergonha mesmo!

É lamentável que eu não seja um ser tão evoluído como o ser moral idealizado por Platão e que após este episódio eu tenha tomado por decisão emoldurar a poesia que me foi entregue escrita, para me lembrar de que não devo compartilhar meu conhecimento com ninguém que viva nas cavernas e que eu tenho mais é que deixar o povo feliz no seu teatrinho de sombras, seguindo em frente em busca do meu sucesso próprio. Essa filosofia também já deve existir e acho que ela se chama Individualismo.
(Sempre lembrando da célebre frase do vampiro Lestat, "Vampiros não guardam rancor, cultivam")


Bom feriado para todos! Filósofos, homens da caverna e trolls também!


2 comments:

Troll said...
This comment has been removed by a blog administrator.
belleza said...

http://tubelleza55.blogdiario.com/